sexta-feira, 25 de março de 2016

Chá Sem Grana


Impossível passear pelo Pinterest e não ficar apaixonada pela lista de possibilidades que cabem em um Chá de Panela/Cozinha. Porém, com tantas outras prioridades (casa, móveis, casamento civil, festa de casamento...) acabou que não tive grana tempo para um evento desses. Sem contar que mudarei não só de cidade, mas de estado também...

Tá chegando!...


No meio dessa loucura, decidi usar essa ferramenta pra registrar e me concentrar nas coisas que tem dado certo! rsrs


  • Convites pelo Whatsapp
Além de economizar na impressão dos convites, é mais fácil achar todo mundo sem sair de casa. É importante mandar além do convite, um link pra localização do local da festa no google maps e onde os convidados podem acessar a...
  • Lista de Presentes Online
Isso foi um pequeno sufoco resolver. Cada vez que eu achava um site/loja legal para disponibilizar a lista aparecia um daqueles casos absurdos no Reclame Aqui. Teve gente que perdeu todos os vales presentes que os convidados compraram, teve convidado que comprou presente e a entrega não chegou na casa dos noivos... enfim. 

Até que uma amiga muito querida me indicou o Noivas Online e foi a salvação. É mega simples, auto-explicativo e, o melhor, sai de graça montar a sua lista. Porém, tenha atenção na hora de passar o link da sua lista para os seus convidados: nem o whats e nem o menssenger conseguem enviar o link inteiro. A solução é ir pro TinyURL e aí, com seu link reduzido, todos os convidados conseguem acessar sua lista sem precisar ter habilidades ninja. O Noivas Online também te sugere fazer uma lista de presentes em dinheiro, que é a melhor opção para quem, como eu, vai trocar de cidade/estado/país depois do casório. Assim, você não se preocupa nem com o espaço que os presentes ocupariam na sua mala e nem com um frete que pode demorar mais que o previsto.

O que pedir na lista de presentes é bem fácil de resolver, basta dar um google e milhões do opções aparecem! A minha foi esta, com algumas pequenas adaptações. Se você já tem alguma experiência em administrar uma casa já vai ter noção das modificações que precisam ser feitas para chegar na sua lista ideal. Eu, por exemplo, sei que não vou querer nem bowls de cereais, nem coadores de suco (uso peneira mesmo!) e nem de jarra para água, pois planejo ter um gelágua. Agora, se você não tiver essa experiência, não use a lista "na doida", vai atrás de mãe, sogra, tia ou aquela amiga que mora sozinha pra ter uma noção do que você vai realmente precisar para sua cozinha funcionar.
  • Use e abuse do Excel
O Excel será seu melhor amigo na hora de qualquer tipo de planejamento e com Chá de Panela não é diferente. Chamarei familiares e amigas o número de convidados gira em torno de 40, o que é bem difícil de administrar. Tenha colunas de convidados, quem você já enviou o convite, quem já disse que vinha, quem não vem... isso vai ser importante na hora de começar a organizar os comes e bebes e as lembrancinhas! 

Tenha uma coluna pra comes e bebes. O que vai ser servido na festa? Cada convidado vai trazer algo ou você vai fornecer tudo? O que posso terceirizar? Quem vai ajudar a preparar? Se alguma amiga/parente for fazer algo para comer/beber na festa, forneça os ingredientes e, se possível, o espaço da sua casa. Assim a convidada não vai se preocupar no transporte de brigadeiros, bolos...

Ao lado de tudo o que vai ter na sua festa, coloque o preço. Se você não conseguir estimar tudo, vá apenas preenchendo as colunas com os gastos: isso vai te dar um alerta porque vai ser fácil perceber quando você está gastando demais e assim parar antes de estourar o orçamento.
  • Chame azamiga
Amiga, antes de querer contratar tudo quanto é serviço comidístico (?) pedir ajuda é regra pra economizar. As amigas e tias mais próximas podem ajudar na hora da preparação das comidinhas. Tenha uma lista do que será servido e quem poderá ajudar. Tem uma amiga que se garante no arroz branquinho e soltinho pra acompanhar o churrasco? Uma tia que faz um pudim maravilhoso? Chame suas best pra enrolar os brigadeiros! Assim, você consegue só terceirizar as coisas grandes e que te darão mais dor de cabeça na hora de fazer. Arme uns esqueminhas de caronas pra não ter trabalho de reunir a mulherada toda que vai ajudar na cozinha e garanta que tenha espaço pra todas trabalharem juntas sem aperto ;) No dia do chá, você não pode ficar saindo o tempo todo pra buscar as pessoas; tu não vai conseguir fazer isso e, se conseguir vai ficar pensando que deveria estar no local da festa! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário