sábado, 26 de março de 2016

Chá sem Grana - Como fazer as plaquinhas?

"Evento X sem grana" é praticamente sinônimo de D.I.Y! Então, lá vai a Carla...
  1.  Plaquinhas!
Hoje quase toda festinha tem e achei que não deveria faltar no meu chá: as plaquinhas! Tive uma experiência super positiva com elas na minha festa de formatura, as fotos ficaram incrivelmente mais legais. No meu chá, eu queria plaquinhas mais uniformes, porém isso é só frescura: vejam como essas protinhas que tem espalhadas pela internet ficam mara! É só imprimir e voilá! Baratinho, e se você tiver alguém que possa imprimir pra você, melhor ainda ;D

Plaquinhas ficam charmosas de qualquer jeito, sejam uniformes ou não.

Assim, fui no google para achar o molde das minhas plaquinhas. Para escolher o fundo e o contorno das plaquinhas, usei ninguém mais, ninguém menos que o Paint. O mais chocante é que deu certo e ficou bonito:

Não precisa ser a hacker da edição de imagem, se joga no paint.

Escolhi verde para combinar com as cores da festa e esse fundinho de coisas de cozinha achei no google pesquisando "kitchen tools vector color". Aliás isso, serve para qualquer fundo temático que tu queira, basta pesquisar "tema + vector" ;D Nessa hora, o PhotoScape (dos tempos de Orkut!) também ajuda, já que o ideal é que você clareie a imagem de fundo que você vai usar nas plaquinhas, pra não atrapalhar o que vai ser escrito nelas. Feito isso, uso o mesmo PhotoScape para escrever as frases que quero.

Só se for dieta pra engordar, aí tem.

Escolhida a frase, é legal ter figurinhas, como nessa plaquinha que eu fiz aí em cima. O segredo (o boy que ensinou) está em três letrinhas mágicas: png. PNG são aquelas imagens sem fundo e tem PNG de tudo nessa vida. Até do Tony Ramos com o famoso "É Friboi?", o que dá uma plaquinha super legal!

Se no seu chá for servido um churrasco, você tem que ter uma plaquinha com ele!

Feitas suas plaquinhas, é só imprimir em tamanho A4 e recortar. Escolha um papel um tanto mais duro para colar as plaquinhas, porém um papel fino: eu usei papelão que encontrei aqui em casa, e me arrependi. Ficou bonito, mas deu um trabalhão para cortar! Na primeira fez que fiz, para minha formatura, usei uns restos de embalagem de papelão fininho que tinha aqui em casa e foi super fácil de trabalhar. Abaixo a lista certinha do que tu vai precisar:
  1. Cola-quente
  2. Cola branca
  3. Pincel para espalhar a cola branca
  4. Plaquinhas impressas e recortadas
  5. Tesoura grande e resistente
  6. Papel mais grossinho (em último caso, papelão de caixas)
  7. Palitos de churrasco
Primeiro, espalhe a cola com o pincel (o pincel ajuda a espalhar uniformente, recomendo) e cole no papelão. É importante que a parte de trás do papelão esteja livre de anúncios, logotipos e coisas assim. Se for o caso, cole a plaquinha em cima deles para que a parte de trás da plaquinha fique limpa!

Depois que a cola secar, vem a parte difícil: recortar. Tenha paciência e não faça tudo de uma vez, senão tua mão vai ficar doendo. Quando terminar o recorte, verifique sua plaquinha de perto para garantir que esteja bem recortada, senão o papelão vai sair na foto e fica feio... 

Ligue sua piscola de cola-quente e peque os palitinhos de churrasco. Teste onde ele deve ficar. Como a parte mais frágil da minha plaquinha era embaixo, garanti que o palito passasse por ali para dar mais segurança e não rasgar. Aí é só espalhar a cola-quente pelo palito de churrasco e ficar no papelão detrás da sua plaquinha. Capriche na cola-quente, não pode ter dó nessa hora! Vai ficar assim:

Frente...
...e verso!





















E pronto! ;D







Nenhum comentário:

Postar um comentário